[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robert Sloan



Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robert Sloan
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 288
ISBN: 978-85-9163-023-6
Skoob: Clique aqui

Começo com algumas perguntas: já se imaginou em um clube secreto de livros antigos que guardam o segredo da vida eterna? Quantas livrarias 24 horas e com uma aparência misteriosa vemos por aí? Você é capaz de desvendar códigos secretos?



Clay Jannon é um web designer, mas por causa da crise econômica fica desempregado. Ao procurar por um emprego, vê o anúncio de uma livraria 24 horas e, a partir daí, entra em uma aventura inimaginável.

A livraria tem duas segmentações, livros normais e livros misteriosos e que só pessoas mais estranhas que os livros os leem, Clay não tem permissão para sequer tocá-los, mas, já dizia o povo: “regras foram feitas para serem quebradas”. Ao investigar um dos livros ele entra em uma aventura estranha e maravilhosa. Pessoas estranhas, bibliotecas subterrâneas, ordem secreta e o segredo da vida eterna.

Para nós, amantes de livros, há um questionamento interessante na história, livros impressos x livros digitais e, sabiamente, Sloan sabe passear sobre o assunto mostrando os dois lados, aficionados por tecnologia e conservadores que são contra a tecnologia interferindo nos livros.



O livro é narrado por Clay, ou seja, em primeira pessoa, uma linguagem simples, mesmo quando entra nas viagens tecnológicas. O desenrolar da trama é baseado em uma aventura de RPG, dividido em três partes: A Livraria, A Biblioteca e A Torre. O livro pegou-me pelos cabelos e obrigou-me a lê-lo (pelos cabelos não, pela alma); mas faço ressalvas, esperava um pouco mais do livro, algumas vezes ficou previsível, porém, ao final, ele dá um susto no leitor: a resposta de tudo estava explícita, mas não é vista; na parte “A Torre” você fica totalmente preso ao livro, juntando as pontas aqui e ali. Bem, o livro é muito bom, espero que tenha um segundo livro com o Penumbra narrando a história, ou até mesmo Clay com o livro PENVMBRA. 

Daniel Corbetta
Daniel Corbetta
Daniel, vulgo Zumbiro, 6 anos (completos três vezes). Escorpiano de gênio forte. Estudante de Jornalismo, nacionalista e misantropo. Adoro livros, músicas e culturas diferentes. Tenho uma paixão platônica por uísques, Sharon Den Adel e Oswaldo Montenegro. Sonho em viajar pela África e escrever um livro sobre as religiões e culturas tribais de lá. "Eu sou um chato e, meu deus, não me aguento, só me jogando no mar."

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog