Entrevista: O Mausoleu de Duda Falcão! [Olhar Divergente]




Duda Falcão, autor gaúcho de terror e fantasia, lança na 59o Feira do Livro de Porto Alegre o seu novo livro, Mausoléu!

Duda é uma figura antiga no cenário fantástico nacional. Autor de inúmeros contos, é um dos editores da Argonautas, com sede na capital gaúcha, e co-organizador da Odisseia de Literatura Fantástica (com César Alcazar, Christopher Kastensmidt,  Christian David e Nikelen Witter). O seu primeiro romance foi lançado em 2012 (Protetores, Editora UnderWorld) e Mausoléu é a sua segunda incursão como solista em um livro.






Bati um papo com o Duda especialmente para o Até a Última Página. Confira a entrevista nas próximas linhas:

O Mausoléu é o seu novo livro, mas agora você se aventurou pelos contos em uma publicação solo. Como foi este processo?

Cara, este foi um longo processo. O primeiro conto que publiquei foi em uma antologia em 2005. Neste primeiro conto eu ainda não sabia muito bem quais os caminhos da publicação. Passei por um extenso hiato voltando a publicar somente em 2009 na antologia Draculea, organizada por Ademir Pascale. O conto Emplumado apresentava um vampiro diferente, relacionado intimamente com as corujas e não com os tradicionais morcegos. Criei um blog para publicar semanalmente capítulos curtos de uma história intitulada Hylana nas Terras de Lhu. Essa experiência me ajudou a melhorar a escrita enquanto eu escrevia novos contos e os publicava em outras antologias de editoras do Rio de Janeiro e São Paulo.

Então, chegou um momento em que vi enfileirados na estante da minha biblioteca todos os livros que eu havia participado. Eram mais de vinte produzidos de 2009 até 2013. E ainda tinham publicações virtuais ao longo desse tempo. Percebi que era hora de reunir todos os contos e fazer deles um único livro, apresentando meu trabalho. Já adiantando o serviço, meu próximo livro, com previsão de lançamento para 2014, será Hylana nas Terras de Lhu, em nova versão, aprimorada e diferente daquela que foi publicada no blog.


Todos os contos já foram publicados anteriormente ou há inéditos?

Mausoléu apresenta 36 contos. Vinte e sete foram publicados: a grande maioria em publicações impressas, alguns em revistas virtuais. Nove contos são inéditos.

Estes contos foram escritos em que período?

Escrevi a primeira versão de Mausoléu, conto que dá título ao livro, quando era adolescente. Porém, a vida tomou outros rumos e o projeto de ser escritor foi arquivado durante algum tempo, assim como o conto. Basicamente, o livro reúne minha produção desde 2009 até 2013.

Qual foi a forma de seleção dos contos? Há uma temática ou foi o que você considerou os melhores?


A seleção dos contos está relacionada com a temática. O fio condutor é o weird. O título do livro cria a atmosfera do horror e aproxima o leitor da ideia da morte. Acabo explorando o medo que temos de morrer ou de coisa pior, como sofrer eternamente nas garras de um monstro bizarro. Mas nem tudo é sempre pesado, gosto de temperar os contos com algumas sacadas sarcásticas e, às vezes, até mesmo engraçadas.

O projeto gráfico do livro é inspirado em quadrinhos, arte da qual gosto muito. A revista Eerie e a Creepy são alguns exemplos. Nesse livro, quem faz a apresentação, além do prefácio do pesquisador Cesar Silva, é “O Anfitrião”. Ele dá as caras no cantinho superior esquerdo da capa e, depois, nas primeiras páginas do livro...

Serviço:

O lançamento de Mausoléu será na Feira do Livro de Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, às 18h, no próximo domingo, dia 10 de novembro.

O livro será vendido a R$32,00 pela Câmara do Livro no dia da sessão de autógrafos. Possui 36 contos e 336 páginas de horror!

Quem mora longe, pode encomendar o seu pelo e-mail argonautaseditora@gmail.com. Frete grátis! 
Maiores informações no site da Argonautas Editora!


Equipe que participou da produção do livro:

Ilustrações: Fred Macêdo
Projeto gráfico e diagramação: Roberta Scheffer
Cores da capa: Robson Albuquerque
Revisão: Miriam Machado
Edição: Cesar Alcázar e Duda Falcão

A.Z.Cordenonsi
Pai, marido, escritor, professor universitário 

Tem dois olhos divergentes e muito pouco tempo
página do autor - duncan garibaldi - facebook - twitter

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog