Páginas de Abril



Olá pessoal, espero que todos tenham tido um ótimo mês de Abril. Bom, esse mês, em relação à leitura, foi um pouco fraco por causa das provas e afazeres da faculdade. Li apenas três livros e vou apresenta-los para vocês.


Vinicius de Moraes - Antologia Poética 

 
                                 Editora: Companhia de Bolso (Companhia das Letras)
Número de Páginas: 328
ISBN: 9788535914085



O livro é uma coleção de poemas do autor, de diferentes épocas e fases. Estava guardado há uns três anos na minha estante (não é bem uma estante) até que resolvi dar uma chance para ele, e claro, não me arrependi. Um calhamaço composto por ótimos textos e a admirável criatividade de Vinicius.

Algo chamou minha atenção foi como Ele conseguia em um único texto compor a sua poesia valendo de um misto de idiomas, como o inglês e o português, embora não comprometendo em nada o sentido e ar poético exposto para o leitor.

Gostei de todos os textos, mas tenho um preferido, e não é de agora. Desde quando estava no ensino médio, nas aulas de literaturas, estudando as fases da literatura brasileira e também os trabalhos realizados esse texto chama a minha atenção e era o que mais desejava ler: Soneto de fidelidade. Se comparado aos demais que completam a obra, este é simples e direto, a meu ver, o que não retira a sua beleza.


SONETO DE FIDELIDADE


De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vive-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

                                               Estoril, outubro, 1939 (pág. 116)



Essa antologia que li é baseada na Antologia Poética publicada no anos 90, pela mesma editora – Companhia das Letras -, conforme informam os editores nas páginas iniciais. 

Sussurro (Hush, Hush - Livro 1) – Becca Fitzpatrick 


                                                                                                                           Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 264
ISBN: 978859807878


Eu comecei a lê-lo em 2011, como achei parecido com Crepúsculo deixei de lado. Agora tenho os quatro volumes e retornei à leitura. Apesar dos pesares acabei gostando do romance entre Nora e o misterioso Patch.

A estudante Nora, uma adolescente normal, no sentido de não ser a mais popular no colégio e preocupar-se com o futuro, escreve para jornal da escola e tem como objetivo entrar para uma ótima faculdade, Standford, Yale ou Harvard. Tudo corria na mais tranquila normalidade até que surge o misterioso Patch, aluno novo que se torna o novo parceiro de Nora nas aulas de biologia e que estranhamente sabe tudo sobre ela, que em contrapartida não sabe nada sobre ele.

Não bastasse o tal rapaz, coisas estranhas começam a acontecer em Coldwater, a cidade que serve de pano de fundo para a estória. A adolescente é levada a crer que o responsável por tais acontecimentos é Patch, o que no decorrer da narrativa mostra-se que em certo ponto estava enganada.

Ambos acabam por apaixonar-se, porém, como todo romance adolescente, eles têm que enfrentar obstáculos e nesse momento que segredos sobre ambos são revelados, é quando começa a ação e o suspense aumentando.

Embora, em muitas passagens pensei estar lendo a saga vampiresca, gostei da escrita da autora, tem um bom desenvolvimento e não é tão meloso o romance, mas prefiro não me precipitar, ainda tenho três livros pela frente. Um fato curioso é que adorei o cheiro desse livro, não sei se tem a ver com a capa, com texturização, ou simplesmente cheira bem... Manias de leitor!

Por fim, o terceiro livro que li não abordarei nesse post, pois se trata de uma leitura especial e acredito que mereça um post único. Limito-me a dizer um nome: HARRY POTTER.

Por hoje é só! Espero que neste mês de maio eu consiga ler um pouco mais para poder compartilhá-los com vocês. Falando nisso, o que leram durante o mês de Abril, e o que planejam para esse novo mês?

Abraços e uma ótima leitura, sempre.




Matheus Gonçalves
Matheus Gonçalves
Matheus, 20 anos, estudante de Direito que mora no interior de São Paulo. Apaixonado por livros, músicas, séries, filmes e cães. Recém abandonado pela saga Crepúsculo e fã de Nicholas Sparks. Nas horas vagas dou uma de cozinheiro, sobretudo doces. Sonho em conhecer o mundo e quem sabe escrever um livro.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog