[Resenha] Queda de Gigantes - Ken Follet


Título: Queda de Gigantes
Autor:  Ken Follet
Editora:  Arqueiro
Edição: 2010
Número de Páginas: 908
ISBN: 9788599296851


Voltando com a sua especialidade de escrever ficções históricas, Ken Follet (autor da célebre saga Pilares da Terra) volta com a trilogia 'O Século', o qual escreve a trajetória de cinco famílias, onde cada uma foi marcada pelo difícil período do século XX.

Voltando ao tempo de escola do fundamental maior, estudamos a época do século XX, um período bem movimentado, onde a humanidade se viu em um de seus piores períodos. Grandes nações entravam em guerras, ameças em todos os lados, o medo tomando conta de todo o mundo. Período de evolução científica, tecnológica e cultural.

Estudar pelo livro de História, que só nos apresenta fatos e datas acaba se tornando algo monótomo. E Ken Follet apresenta toda uma trama por trás, e sempre respeitando toda a história, todos os fatos.


É muito complexo explicar a trama criada por Follet, são famílias localizadas em diferentes lugares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e na Áustria. A história abrange 9 anos(1911 a 1920), época marcada pelos três grandes acontecimentos: Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, sem apontar os vilões e os mocinhos, ele deixa essa parte para o leitor, mostrando cada versão, cada ângulo da história.

- Gus Dewar, americano, de uma certa nobreza americana, famílias que têm dinheiro há gerações, logo se torna conselheiro do presidente Wilson.
- Os Williams, galeses (ingleses pobres), família dos personagens Dai do Sindicato, Billy, Ethel e Gramper 
.- Lev e Grigori, irmãos órfãos pobres, russos, tentando viver uma realidade melhor fugindo para os EUA, onde um consegue e outro fica parte da Russia
- Os Fitzherbert, nobres, ingleses, uma família composta pelos personagens de Fitz, o chefe da família, Bea, sua esposa, uma princesa russa e Maud, sua irmã, feminista.
- Robert, austríaco e seu primo, Walter, alemão, Walter e Robert, austríaco e alemão, respectivamente,  ambos trabalham no governo de seus respectivos países.
Estas são as cinco famílias, diferentes em todos os aspectos, mas que acabam se cruzando; opressores e oprimidos, ricos e pobres, o encontro que faz com que tenhamos uma visão maior do que apresentada nos livros de história.
Sempre vimos nos livros de história um erro apontado, e faz desse erro o único motivo para as causas de guerras. Sobre a primeira e segunda guerra mundial, os livros apontam a Alemanha como a fagulha que causou o incêndio, mas não é tão simples assim, vimos em 'Queda de Gigantes'  vários fatores, uns maiores que a Alemanha, causaram as maiores guerras. E que muitas partes, além da Alemanha, poderia ter evitado estas.
O livro aborda assuntos políticos, econômicos e bélicos, mas também tem sentimentos de amor e de ódio. Duas grandes potências uma querendo se prevalecer do que a outra, e casais que se unem por causa das guerras, enquanto outras são destruídas pelo mesmo motivo.
Na série cada livro vai se passando os anos, continuam contando a trajetória das famílias, porém de outras gerações (filhos, netos), o próximo livro é Inverno do Mundo, já lançado pela Arqueiro.
Ken, sabe usar muito bem as palavras, e ao escrever exprime suas ideias, opiniões, personagens muito bem.
No livro aprendemos que a união faz a força, o povo unido é forte, mas a opressão é tão grande que inibe qualquer ação revolucionista. Todos são movidos por ideologia, sentimento, desejo, mas essas ideologias nem sempre são iguais ao do vizinho e isso pode causar uma grande guerra.
Um romance histórico indispensável de ser lido, não se deixem assustar pelo tamanho, pois quando entra no ritmo o livro voa em suas mãos e  em suas mentes.







Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog